A Comissão Europeia está aberta a negociações para encontrar soluções que garantam a continuidade da Iniciativa de Grãos do Mar Negro além de sua data limite, em 17 de julho, disse o porta-voz de assuntos externos da União Europeia (UE), Peter Stano, nesta terça-feira.
- Tem um grupo seleto de leitores do Monitor do Mercado que recebe informações, recomendações e análises de investimento diretamente no WhatsApp. É muito mais do que está disponível no site e, melhor, em tempo real. Quer entrar para a turma? Clique aqui.
A declaração ocorre após o Financial Times informar na segunda-feira (3) que a UE estava analisando a possibilidade de reconectar o Banco Agrícola Russo (Rosselkhozbank) ao sistema bancário internacional SWIFT, por meio de uma subsidiária, visando proteger as exportações de grãos ucranianos.
“A prioridade da Comissão é garantir que os grãos ucranianos possam chegar ao mercado mundial… Estamos avaliando as negociações conduzidas pela ONU e Turquia, conforme necessário, e estamos abertos a explorar todas as soluções que contribuam para nosso objetivo”, afirmou Stano durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas.
O porta-voz-chefe da Comissão Europeia, Eric Mamer, também foi questionado sobre a possível reintegração do Rosselkhozbank ao SWIFT. Embora tenha se recusado a comentar sobre especulações, ele confirmou que a Comissão estava cooperando no assunto.
“Estamos cooperando no contexto das discussões, conforme necessário… Nosso objetivo é garantir que os grãos ucranianos possam continuar a alcançar os mercados mundiais, e sabemos que, desse ponto de vista, a prorrogação da Iniciativa de Grãos do Mar Negro é uma ferramenta muito útil”, destacou Mamer aos repórteres.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels