O Ibovespa futuro opera em queda, após a alta da véspera, e em dia de feriado nos Estados Unidos em que as bolsas estarão fechadas e a liquidez global deve ficar bem reduzida.
Os investidores se voltam para o cenário doméstico. Os agentes financeiros devem acompanhar a sabatina, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, de Gabriel Galípolo e Ailton Aquino, indicados para assumirem o cargo de diretor de Política Monetária e de Fiscalização do Banco Central (BC), respectivamente.
O mercado também fica atento à votação do projeto do Carf (Conselho Administrativo sobre Recursos Fiscais) na Câmara dos Deputados.
Às 9h41 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em agosto caía 0,30%, aos 121.235 pontos. Na Europa, a maioria das bolsas operava em queda. Na Ásia, os índices fecharam mistos.
Os analistas da Commcor Corretora disseram, em relatório, que devido ao feriado nos Estados Unidos é iminente a queda de volume, assim como da volatilidade, salvo fluxos pontuais e/ou notícias inesperadas. “Com a agenda fraca por aqui, o mercado acompanha a sabatina de Gabriel Galípolo, no Senado, bem como possíveis tramitações do Carf, novo marco fiscal e, mais para o fim da semana, a reforma tributária”.