O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse há pouco que espera a aprovação do arcabouço fiscal e da reforma tributária ainda nessa semana. Segundo Padilha, a ideia é da aprovação da nova regra fiscal, respeitando o texto votado no Senado, mas ressaltou que o governo está aberto para negociar na Câmara.
- Sabia que o Monitor do Mercado manda notícias e recomendações de investimento primeiro para alguns grupos de WhatsApp? É o serviço chamado Real Time. E você pode fazer parte desse time, que fica à frente do mercado financeiro. Clique aqui e garanta seu acesso.
Sobre a reforma tributária, o ministro reiterou que o objetivo é aprovar o projeto de lei nesta semana, conforme combinado entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o colegiado de líderes.
“Vamos trabalhar para isso”, completou o ministro, em entrevista à Globo News, quando questionado sobre a agenda econômica prevista para essa semana. Além da reforma tributária e do arcabouço, estão previstas a avaliação da mudança no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA).
O ministro afirmou que o governo ouviu governadores e prefeitos para avaliar a reforma tributária e que o importante é aprovar a mudança, considerada essencial.
Sobre a situação da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, Padilha não descartou a sua saída e afirmou que o momento é de conversar e ouvir os partidos para formação do ministério. Questionado sobre a situação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, Padilha foi evasivo e afirmou que o governo está de portas abertas para debater com os partidos.
“É natural que as forças políticas queiram rediscutir os seus nomes e o governo está aberto para ouvir até mesmo a posição de novas forças políticas”, completou.
Segundo Padilha, mais de 120 membros do Conselhão mandaram carta reclamando dos juros. Governo e Congresso Nacional fizeram tudo para que o Brasil entre na trajetória de queda nos juros. Conselhão espera que ocorra o corte já a partir de agosto. “As condições foram dadas para isso”, concluiu.
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Valter Campanato / Agência Brasil