O Índice Gerente de Compras TM (PMI) sazonalmente ajustado do setor industrial do Brasil da S&P Global voltou a ficar abaixo de 50,0 em junho, sinalizando outra deterioração na saúde do setor. Além disso, o valor principal caiu de 47,1 em maio para 46,6 em junho, indicando uma taxa de contração mais acelerada.
Os dados de junho do PMI ® do setor industrial para o Brasil continuaram mostrando condições operacionais difíceis em todo o setor, com a retração da demanda levando a contrações adicionais em novos pedidos e na produção. Em resposta a pressões do mercado e à dinâmica competitiva, as empresas baixaram seus preços de venda à taxa mais acelerada desde junho de 2009. A redução foi fundamentada por uma segunda queda consecutiva nos custos dos insumos, que também foi a mais acentuada em 14 anos. Em outras áreas, houve novos cortes na compra de insumos, outra rodada de demissões e uma melhoria sem precedentes nos prazos de entrega.
Os dados mais recentes do PMI evidenciaram os desafios impostos pela demanda fraca e pelas vendas mais baixas, que obrigaram os fabricantes brasileiros a recalibrar suas estratégias e operações. As empresas reduziram os volumes de produção novamente, diminuíram a compra de insumos e cortaram o quadro de funcionários. Essa abordagem cautelosa refletiu a necessidade de alinhar a oferta de produtos com a demanda, gerenciando custos e otimizando recursos”, explica Pollyanna De Lima, Diretora Associada de Economia da S&P Global Market Intelligence.
Embora o declínio mais acentuado nos preços de insumos desde 2009 tenha oferecido um vislumbre de alívio, isso precisa ser cuidadosamente equilibrado com outros fatores que tolhem o desempenho do setor. Pelo menos, a queda dos custos permitiu que as empresas tentassem estimular a demanda através de cortes nos preços de venda sem suprimir as margens”, completa.
Junto com a queda de novos pedidos, os fabricantes indicaram outra redução nos volumes de produção. A produção diminuiu pelo oitavo mês consecutivo e a um ritmo sólido e mais acelerado do que em maio. Os bens intermediários lideraram uma contração generalizada ao nível do subsetor.
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash