O Índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Reino Unido caiu para 46,5 pontos em junho, de 47,1 em maio, de acordo com dados revisados do instituto de pesquisas S&P Global/CIPS.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. A previsão dos analistas era de 47,1 pontos.
“O setor manufatureiro do Reino Unido continuou a relatar condições recessivas em junho. O índice PMI caiu para o nível mais baixo em seis meses, pois a produção, novos pedidos e emprego sofreram novas quedas. Os produtores estão sendo afetados por condições de mercado doméstico e de exportação fracas, com os clientes mostrando uma maior relutância em se comprometer com gastos devido à incerteza do mercado, aumento da concorrência e custos elevados. Isso também está afetando o otimismo empresarial e aumentando os temores entre alguns fabricantes de que os gastos dos clientes possam se deslocar para concorrentes e mercados de menor custo”, diz Rob Dobson, diretor do S&P Global.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: Freepik