O Índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da Alemanha caiu para 40,6 pontos em junho, de 43,2 em maio, de acordo com dados revisados do Hamburg Commercial Bank (HCOB) e o instituto de pesquisas S&P Global.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Analistas esperavam que o indicador ficasse em 43,2 pontos.
“As condições no setor manufatureiro, sem dúvida, pioraram, mas isso não é um colapso e talvez não vejamos nada parecido. O PMI da HCOB para o setor manufatureiro mostra claramente que a demanda por bens industriais está caindo rapidamente e a produção está diminuindo significativamente, especialmente para bens intermediários e de consumo, e, pela primeira vez em cinco meses, para bens de capital. No entanto, não o consideraríamos um colapso. É importante lembrar que os novos pedidos começaram a cair a partir de níveis muito altos e os fabricantes ainda não recorreram a demissões, o aumento do emprego apenas desacelerou em junho”, diz o economista-chefe do HCOB, Dr. Cyrus de la Rubia.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: Piqsels