A Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP, da sigla em inglês), divulgou o seu PMI (Purchasing Managers Index, ou índice de gerentes de compras) do setor de serviços em junho, que ficou em 53,2 pontos. Em maio, o índice havia registrado 54,5 pontos.
Este é considerado o PMI oficial, que geralmente é divulgado antes do PMI da Caixin, em parceria com o S&P Global. Os dados são de alta relevância para os mercados financeiros em várias classes de ativos, dada a influência da China na economia global.
Índices abaixo de 50 indicam retração na produção, e se eles ficarem acima deste valor, mostra que a economia está em expansão.
“Embora o índice de atividade empresarial não manufatureira tenha caído, ainda mantém um nível de índice superior a 53%, indicando que o índice ainda manterá uma tendência de crescimento moderado e rápido”, diz Cai Jin, vice-presidente da CFLP.
“Foi o setor não manufatureiro, impulsionado pelos gastos do consumidor, que manteve a economia da China crescendo no primeiro semestre deste ano. Mas o que esses dados confirmam, o que já suspeitávamos, é que o surto inicial continha muita demanda reprimida. O turismo interno e as refeições fora de casa vêm compensando o tempo perdido no início do ano. Mas há apenas tanto tempo que isso pode continuar. Outros indicadores das vendas no varejo sugerem que elas permanecem bem acima das tendências históricas e sugerem alguma moderação adicional ao longo do segundo semestre deste ano”, diz Robert Carnell, chefe regional de pesquisa da Ásia-Pacífico da ING.
Imagem: Piqsels