Uma empresa de aluguel de carros em Viena (Áustria) tokenizou quase metade de sua frota e distribui a receita dos aluguéis através da blockchain, para seus investidores.
A empresa Eloop (em parceria com a Peaq Network) transformou seu negócio em uma espécie de fundo, de maneira semelhante aos fundos imobiliários: nesse caso, cada um dos carros seria como um imóvel e, ao comprar um token, o investidor estaria comprando uma cota do FII.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
Como a empresa oferece o serviço de compartilhamento de carros, toda vez que um automóvel é alugado, a receita é gerada e o lucro é, imediatamente, distribuído para os detentores do token, através da blockchain – quase como um dividendo tokenizado.
A divisão é proporcional, ou seja, quanto mais tokens você tiver, maior será sua fatia nos lucros da empresa, assim como para quem compra cotas de um FII.
Atualmente, a empresa possui 100 Teslas tokenizados, de uma frota de mais de 200 carros no continente europeu.
Imagem: Cointelegraph