Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão em campo positivo, encerrando a sequência de perdas recente, conforme Wall Street digere os últimos dados econômicos que mostraram uma a economia ainda resiliente.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Os indicadores dados econômicos da manhã mostraram que os preços dos imóveis estão se recuperando, enquanto o mercado de casas recém-construídas permanece atraente em meio à oferta apertada de revenda. Ao mesmo tempo, os americanos estão se sentindo mais confiantes em relação à economia, mesmo após a sinalização do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de aumentar as taxas de juros mais uma ou duas vezes este ano.
“Os dados econômicos dos Estados Unidos deram um impulso às ações discricionárias do consumidor e à medida que os investidores voltavam às negociações de IA. A sequência de perdas acabou, mas isso não significa que o mercado vai se recuperar”, explica Ed Moya, analista de mercado da Oanda.
Os mercados estão atentos a qualquer fator que possa influenciar o pensamento do banco central antes da reunião de julho. Em particular, eles estão atentos a sinais de resiliência à medida que ressurgem preocupações sobre a recessão provocada pela campanha de aumento de juros do Fed.
Pode haver uma quantidade razoável de compra e venda nos mercados nesta semana, que marca os últimos dias do trimestre e o primeiro semestre de 2023, à medida que os investidores reequilibram suas alocações de ativos.
No mercado de ações, a Dow Jones subiu mesmo com as ações da Walgreens caindo 9,3% após cortar sua orientação de lucro para o ano inteiro e reportar lucros mais fracos do que o esperado.
Nomes fortes de tecnologia e inteligência artificial, como Nvidia (3%), Meta (3%) e Microsoft (1,8%) subiram na sessão, revertendo a tendência de liquidação de ontem e elevando a Nasdaq. Ações discricionárias e de viagens também disparam, depois que a Delta Air Lines impulsionou sua orientação financeira. As ações da companhia aérea subiram 6,8%.
A próxima sexta-feira marca o fim do segundo trimestre e do primeiro semestre de 2023. O Nasdaq ganhou 11% no trimestre e caminha para seu melhor primeiro semestre em 40 anos, à medida que os investidores compram ações de tecnologia após a queda de 2022. O S&P e o Dow estão a caminho de terminar o trimestre em alta de 6,6% e 2,1%, respectivamente.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,63%, 33.926,74 pontos
Nasdaq 100: +1,65%, 13.555,7 pontos
S&P 500: +1,14%, 4.378,41 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels