A Petrobras (#PETR3; #PETR4) vai pagar hoje a terceira parte do dinheiro que ela lucrou em 2022 aos seus acionistas. Isso foi informado pela empresa em um comunicado.
O dinheiro que a Petrobras vai distribuir hoje é chamado de “dividendos”. É como se fosse uma parte dos lucros que a empresa teve, dividida entre as pessoas que têm ações dela. Cada ação ordinária e preferencial vai receber R$ 0,56252157. Para entender melhor, é como se a Petrobras estivesse dando esse valor para cada ação que os acionistas têm.
É importante saber que essa distribuição de dinheiro tem uma data importante chamada “data de corte”, que foi no dia 27 de abril deste ano. Isso significa que quem tinha ações da Petrobras até essa data vai receber esses dividendos hoje.
A Petrobras explica que o pagamento vai ser feito pelo Bradesco. Se os acionistas tiverem todas as informações corretas no cadastro, o dinheiro vai ser colocado automaticamente nas contas bancárias deles hoje mesmo. Para quem tem ações guardadas na B3, o pagamento vai ser feito pelas corretoras.
Já para quem tem algo chamado “American Depositary Receipts (ADRs)” e negocia na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), o pagamento vai começar no dia 4 de janeiro de 2024. Essa transação vai ser feita pelo JP Morgan Chase Bank.