A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) planeja um significativo aumento de 84% nos investimentos, totalizando R$ 39,1 bilhões de 2024 a 2027. Apesar dessa expressiva expansão, a Fitch Ratings acredita que a geração operacional de caixa da Sabesp será capaz de sustentar esse ciclo de investimentos sem afetar seu perfil de crédito.
Atualmente, a empresa mantém avaliações sólidas com IDRs de Longo Prazo em Moedas Local e Estrangeira ‘BB+’ e Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’, todos com Perspectiva Estável.
Expectativa de Crescimento Gradual do Ebitda:
A Fitch espera um crescimento gradual do Ebitda da Sabesp, impulsionado pelo aumento do volume total faturado, reajustes de tarifas e eficiência na estrutura de custos. O Ebitda deve atingir R$ 11,3 bilhões em 2027, com uma margem de 47%.
Desafios na Execução do Plano Proposto:
Historicamente, a Sabesp tem enfrentado desafios na execução total de seus investimentos. A agência destaca que o acesso a fontes de financiamento adequadas e a robusta liquidez da empresa são essenciais para sustentar os planos agressivos.
Perfil Financeiro Sólido e Desafios na Execução:
Apesar do perfil financeiro sólido, com uma previsão de pico de alavancagem líquida em 3,1 vezes em 2026, a Fitch ressalta que a execução parcial dos investimentos pode amenizar o impacto na alavancagem da empresa.