As bolsas europeias encerraram em território positivo nesta quinta-feira (4), registrando o primeiro pregão de ganhos em 2024. Esse movimento foi impulsionado por uma série de índices de gerentes de compras (PMI, sigla em inglês) mais robustos do que o esperado, tanto na região quanto em parceiros comerciais cruciais.
Forte desempenho e estabilidade
O FTSE 100, em Londres, avançou 0,53%, atingindo 7.723,07 pontos, enquanto o FTSE MIB, em Milão, registrou alta de 1,01%, alcançando 30.403,96. O PSI20, em Lisboa, e o IBEX 35, em Madri, também apresentaram ganhos, respectivamente, de 1,18% (6.486,34 pontos) e 1,28% (10.182,40 pontos).
Após dois dias consecutivos de perdas, os mercados acionários europeus conseguiram recuperar-se, refletindo um cenário mais estável, conforme avaliação da Hargreaves Lansdown. Os investidores, mesmo com as preocupações acerca de uma potencial postura mais restritiva do Federal Reserve (Fed), responderam de forma positiva às leituras finais do PMI composto e de serviços da zona do euro, Reino Unido e China.
Resiliência econômica e impacto nos investimentos
Os indicadores de serviços apresentaram avanços significativos, superando as expectativas do mercado e evidenciando a resiliência das economias. Nos EUA, os PMIs também registraram aumento, sinalizando uma economia americana resiliente, em meio a dados fortes do emprego no setor privado.
O aumento nos preços do petróleo, devido às tensões no Oriente Médio, impulsionou as ações ligadas ao setor de energia. De acordo com a CMC Markets, empresas europeias de petróleo e gás têm potencial para prosperar em 2024, e o índice EuroStoxx de energia fechou com alta de 1,3%.
Destaques e impactos setoriais
Em Frankfurt, o DAX 40 fechou com alta de 0,48%, atingindo 16.617,29, monitorando também dados de inflação ao consumidor (CPI) na Alemanha. A inflação alemã subiu para 3,7% em dezembro, representando uma aceleração em relação ao mês anterior (3,2%). Os analistas do Commerzbank alertam que os preços podem continuar a acelerar devido às mudanças orçamentárias do governo alemão.
Por outro lado, a ação do Casino, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA) no Brasil, caiu 12,65% após a divulgação de resultados de um estudo independente sobre a reestruturação financeira do varejista francês. O plano prevê uma diluição maciça dos acionistas atuais, detendo apenas cerca de 0,3% do capital social após a conclusão da reestruturação.
Enquanto isso, o grupo Carrefour registrou um aumento de 0,93% após anunciar a interrupção das vendas de produtos da PepsiCo em suas lojas na França, citando “aumentos de preços inaceitáveis”. O fechamento do CAC40 foi positivo, com ganho de 0,52%, atingindo 7.450,63 pontos.
Com informações do Broadcast
Imagem: Piqsels