O ministro de Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, falou nesta terça-feira (27) sobre o movimento recente do iene em relação ao dólar americano, descrevendo-o como “unilateral e rápido”. Durante uma entrevista coletiva, Suzuki ressaltou que o governo japonês está monitorando de perto o mercado de câmbio e está preparado para tomar medidas adequadas caso ocorram movimentações excessivas.
“O movimento do iene ante o dólar tem sido unilateral e rápido, o que nos preocupa”, afirmou Suzuki. “Estamos acompanhando de perto o mercado de câmbio e estamos prontos para agir caso ocorram movimentações excessivas”, acrescentou.
Segundo informações oficiais, no início do mês, o dólar estava sendo negociado a 140 ienes, mas atualmente está cotado em cerca de 143,38 ienes. O enfraquecimento da moeda japonesa em relação à norte-americana trouxe tanto vantagens quanto desvantagens para a economia do Japão, de acordo com o ministro Suzuki.
“O iene mais fraco tem suas vantagens e desvantagens para a economia japonesa”, explicou Suzuki. “As empresas que dependem de importações sentiram um peso significativo, enquanto os exportadores estão experimentando uma melhoria nos lucros.”
Ele destacou que o governo japonês está comprometido em garantir a estabilidade do mercado de câmbio e que considerará a intervenção, caso seja necessário para evitar movimentos excessivos. “As taxas de câmbio devem refletir os fundamentos e o progresso de maneira estável”, enfatizou.
Por fim, o ministro Suzuki reiterou que o governo tomará a “resposta apropriada” se o movimento do mercado de câmbio continuar em uma direção desfavorável para a economia japonesa.