As bolsas de Nova York encerraram a sexta-feira (5) com resultados modestamente positivos, em um dia instável para os investidores. A incerteza prevaleceu em Wall Street, dificultando a definição de um direcionamento claro ao longo do dia. Inicialmente, houve pressão devido à inesperada criação de empregos, conforme indicado no relatório payroll de dezembro. Isso gerou uma redução significativa nas expectativas predominantes de um corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) em março, conforme apontado pela plataforma de monitoramento do CME Group.
Resultado dos índices
- O índice Dow Jones fechou em alta de 0,07%, atingindo 37.466,11 pontos;
- O S&P 500 subiu 0,18%, chegando a 4.697,24 pontos;
- O Nasdaq avançou 0,09%, alcançando os 14.524,07 pontos.
No entanto, na semana, esses índices registraram perdas de 0,59%, 1,52% e 3,25%, respectivamente.
Impacto das expectativas do Fed no mercado de ações
Contudo, essa tendência se reverteu pouco tempo depois com a divulgação do Instituto para Gestão da Oferta (ISM), indicando que o índice de gerentes de compras (PMI) caiu para 50,6 em dezembro, muito abaixo das previsões dos analistas.
Segundo a Pantheon Macroeconorics, esse resultado adiciona mais evidências de que a atividade econômica está sentindo os efeitos retardados das medidas de aperto monetário implementadas pelo banco central americano. No entanto, a volatilidade nos números mensais sugere que é prematuro tirar conclusões definitivas.
Investigação nos EUA afeta ações da Apple
A ação da Apple registrou queda de 0,40%, após uma reportagem do The New York Times revelar uma investigação do Departamento de Justiça dos EUA sobre possíveis práticas antitruste da fabricante do iPhone.
Com informações do Broadcast
Imagem: Canva