Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam em campo misto, na última semana de junho, com as ações de tecnologia despencando enquanto os investidores também avaliam a situação na Rússia após um motim frustrado no último fim de semana.
- Essa informação chegou primeiro para quem é membro do Monitor do Mercado Real Time. Já garantiu o seu acesso? Clique aqui.
“A suavidade nos mercados externos continua pesando sobre as ações dos Estados Unidos à medida que uma semana pesada de indicadores e balanços começa”, explicam analistas do Charles Schwab em nota.
Wall Street está de olho na Europa, onde a Rússia viu uma breve rebelião do grupo Wagner no último sábado. A incerteza sobre a situação mantém os mercados em espera.
Há pouco, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que as lideranças do grupo Wagner que organizaram o episódio serão “levados à justiça”.
“Isso é uma atividade criminosa, que visa enfraquecer o país. Esta foi uma ameaça colossal”, disse Putin em um discurso na TV russa. “Os organizadores do motim na Rússia e quem os seguiram traíram o país”.
Putin também disse que propôs aos membros do grupo Wagner envolvidos no episódio que assinem um acordo com o Ministro da Defesa, para que ou voltem à Rússia, ou fiquem exilados em Belarus.
Enquanto isso, um recuo nas gigantes de tecnologia contribuiu fortemente para a queda da Nasdaq. Nvidia (-3,7%), Alphabet (-3,1%) e Meta Platforms (-3,5%) fecharam em baixa, enquanto a Tesla recuou 6%, com o Goldman Sachs rebaixando a fabricante de carros elétricos, citando contratempos nos preços.
As ações de tecnologia se recuperaram este ano após um 2022 difícil, com os investidores apostando na promessa de inteligência artificial e esperando o fim da campanha de alta do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). A rotação de nomes populares de crescimento elevou o índice pesado em tecnologia em mais de 28%, colocando-o em ritmo de seu melhor primeiro semestre desde 1983.
Outros segmentos do mercado também estão a caminho de um primeiro semestre de ganhos, mesmo depois que o rali do mercado estagnou na semana passada, e os principais índices quebraram sequências de vitórias de várias semanas. O S&P ganhou 13%, enquanto o Dow subiu cerca de 2%.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,04%, 33.714,71 pontos
Nasdaq 100: -1,16%, 13.335,8 pontos
S&P 500: -0,44%, 4.328,82 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels