O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, endossou no domingo (25) a fala do presidente Joe Biden sobre o líder chinês, Xi Jinping, ser amplamente chamado de “ditador”.
- Sabia que o Monitor do Mercado manda notícias e recomendações de investimento primeiro para alguns grupos de WhatsApp? É o serviço chamado Real Time. E você pode fazer parte desse time, que fica à frente do mercado financeiro. Clique aqui e garanta seu acesso.
Blinken, que recentemente concluiu uma viagem a Pequim, afirmou que Biden fala com franqueza e clareza. “Trabalho para ele há mais de 20 anos e posso garantir que ele fala por todos nós”, enfatizou o secretário de Estado durante uma entrevista coletiva.
A controvérsia começou quando Biden se referiu a Xi Jinping como “ditador” durante um evento de arrecadação de fundos do Partido Democrata no norte da Califórnia, apenas um dia após a visita de Blinken à China.
Embora o secretário de Estado e seus colegas chineses tenham sinalizado algum progresso modesto após o recente incidente envolvendo um “balão espião”, as declarações de Biden reacenderam as tensões entre os países.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Ron Przysucha / Flickr