O presidente da França, Emmanuel Macron, enfatizou a necessidade de cooperação internacional para diminuir as tensões entre os Estados Unidos e a China, durante uma entrevista à CNN nesta segunda-feira. O líder francês ressaltou que enfrentar os principais desafios globais será “impossível” sem uma colaboração efetiva entre as duas potências.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
“Para mim, a principal prioridade da agenda global é tentar consertar as crises existentes, lutar contra a desigualdade e a pobreza e consertar as mudanças climáticas e a biodiversidade […]. Eu acrescentaria a isso a construção de uma regulamentação comum sobre inteligência artificial (IA)”, argumentou Macron.
Macron destacou que a redução das tensões é crucial para permitir que os países trabalhem juntos em questões de grande relevância. Ele observou que o Acordo de Paris sobre mudança climática foi assinado em 2015 “porque o presidente Xi [Jinping] e o presidente [Barack] Obama chegaram a um acordo alguns meses antes”.
“Acho que para os elementos críticos onde você aumentará as divisões, a conflitualidade e as tensões entre a China e os EUA, devemos tentar moderá-los, encontrar uma maneira de […] diminuir as tensões”, argumentou o presidente francês.
Macron enfatizou que esses desafios são os principais a serem enfrentados nas próximas décadas, especialmente na atual década. Segundo ele, a cooperação, em especial entre China e Estados Unidos, é fundamental para o sucesso da agenda global e a resolução desses problemas.
“Para cumprir esta agenda, precisamos de cooperação e, principalmente, precisamos de cooperação entre a China e os EUA. Se não houver acordo entre a China e os EUA sobre todos esses tópicos, é impossível construir uma agenda global e corrigir esses problemas”, concluiu o líder francês.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Canva