O Índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro caiu para 52,4 pontos em junho, de 55,1 pontos em maio, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Hamburg Commercial Bank (HCOB) e pelo instituto de pesquisas S&P Global. A previsão do mercado era de 54,5 pontos.
Leituras acima de 50 pontos indicam crescimento das atividades, enquanto os valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 50,3 pontos em junho, de 52,8 pontos em maio.
“Se o BCE tivesse apenas que controlar os preços dos bens, então Frankfurt comemoraria o fim da inflação, pois mesmo em junho a pesquisa do PMI mostra que os preços de compra e venda caíram significativamente. Além disso, dada a recessão na indústria indicada pelo PMI, começaríamos com cortes nas taxas de juros. Mas essa imagem está incompleta. Na parte mais importante da
economia, o setor de serviços privados, os preços continuam a subir, e é por isso que a taxa de inflação central tem demorado tanto para diminuir”, diz Dr. Cyrus de la Rubia, Economista-Chefe do HCOB.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: Piqsels