As expectativas com o início dos cortes de juros nos Estados Unidos caíram significativamente durante as últimas semanas. Quase todo o mercado acreditava que os cortes começariam em março, mas as declarações de pessoas ligadas ao Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e dados divulgados no país fizeram com que as expectativas fossem adiadas.
Na série “Perspectivas econômicas da semana” do canal Monitor do Mercado, o sócio da Wise Investimentos André Ribeiro traz os principais pontos nos quais investidores devem ficar de olho para não serem pegos de surpresa.
No episódio desta segunda-feira (22), André Ribeiro destaca:
- O ajuste das expectativas de corte de juros nos Estados Unidos, migrando as probabilidades para maio;
- Os dados recessivos nos EUA, que pressionaram para baixo as taxas de juros, apesar das expectativas de alta;
- A bolsa de valores brasileira, que teve um desempenho negativo, influenciada por questões fiscais e políticas locais, além do cenário internacional;
- O rally no mercado global que impulsionou as bolsas de valores e os juros nos EUA, influenciado pelo trade em tecnologia e inteligência artificial;
- A expectativa para as decisões de juros na Europa e no Japão, enquanto o mercado permanece atento aos indicadores e movimentações políticas no Brasil.
O podcast “Perspectivas Econômicas da Semana” capta o pulso do mercado financeiro e traz os assuntos mais relevantes para quem investe ou quer investir.