Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em queda, enquanto os investidores aguardavam o depoimento do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, e olhavam para potenciais ventos contrários ao recente rali, incluindo preocupações com a economia da China.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
As preocupações com a saúde da economia da China, a segunda maior do mundo, persistiram à medida que o último corte de Pequim na taxa básica de juros ficou aquém das expectativas.
O Banco do Povo da China (Pboc, o central do país) cortou em 0,10 pp na principal taxa de juros, que agora está em 3,55%. Os analistas esperavam um corte maior, para estimular o consumo.
Os mercados também estão se preparando para o depoimento de dois dias de Powell a um comitê da Câmara que deve começar amanhã, observando se os membros do Fed retomarão sua campanha de aumento de juros em julho.
“Depois que a China cortou as taxas básicas no início desta semana, os investidores aguardam o depoimento de amanhã do presidente do Fed, Jerome Powell, uma reunião do Banco da Inglaterra e vários discursos do Fed nos próximos dias”, afirmam analistas do Charles Schwab.
O vice-presidente de supervisão do Fed, Michael Barr, disse hoje que o banco central dos Estados Unidos está no início da exploração de “testes de estresse reversos” para ajudar os bancos a se tornarem mais dinâmicos. Essa medida ocorre no momento em que o Fed trabalha para melhorar a cultura bancária após o colapso surpresa do Silicon Valley Bank (SVB) em março.
No pregão de hoje, as quedas superaram os avanços na Bolsa de Nova York por 2 a 1. A energia foi o maior setor de queda no S&P 500, caindo mais de 1%. Enquanto isso, Intel, Nike e Boeing puxaram o Dow, cada um com queda de mais de 3%.
Em contraste, as construtoras tiveram desempenho superior após um relatório de habitação mais forte do que o esperado. PulteGroup, D.R. Horton e Lennar subiram, cada um, mais de 1%. Em outros lugares, a Nvidia também contrariou a tendência, subindo mais de 1%, enquanto os principais índices caíram.
Os investidores estão saindo de uma semana forte, com o S&P 500 atingindo seu nível mais alto desde abril de 2022. O S&P 500 e o Nasdaq registraram seus melhores desempenhos semanais desde março, com o benchmark de mercado amplo subindo 2,6% e o índice pesado em tecnologia adicionando 3,25%. Foi também a quinta semana positiva consecutiva do S&P 500 – a primeira desde novembro de 2021 – e a oitava semana positiva consecutiva do Nasdaq, feito que já havia alcançado em 2019.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,72%, 34.053,87 pontos
Nasdaq Composto: -0,16%, 13.667,3 pontos
S&P 500: -0,47%, 4.388,71 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels