Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão em campo misto, com o Nasdaq caindo 1,2%, em meio às incertezas da economia global diante da alta inflação e com sinais de desaceleração da China – a segunda maior economia do mundo.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
O Nasdaq foi a mais atingida na sessão, com as ações da Alphabet e da Microsoft caindo 3% cada. As empresas de tecnologia de megacaps empurraram o S&P 500 para um nível recorde na sessão, antes passarem a cair.
Em contrapartida, os bancos regionais viram seus ganhos continuarem com o SPDR S&P Regional Banking ETF (KRE) subindo 3,8%, quarta alta consecutiva. Ações da PacWest saltaram 14,6%, enquanto Zion subiu 4,5%.
“Os investidores aguardam o relatório inicial de pedidos de seguro-desemprego de amanhã e os dados de inflação na próxima terça-feira antes da reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na próxima semana”, afirmam analistas do Charles Schwab em nota.
Enquanto isso, o Banco do Canadá elevou sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual (pp) hoje, encerrando sua pausa de três meses nos aumentos, uma vez que a economia canadense segue aquecida.
Os dados oficiais do comércio divulgados hoje aumentaram as preocupações em torno da recuperação pós-pandemia na segunda maior economia do mundo, que pesaram sobre os mercados globais. As exportações da China caíram 7,5% em relação ao ano anterior em maio, em comparação com as expectativas dos economistas de queda de 0,4%.
Já o déficit comercial dos Estados Unidos continuou a aumentar em abril, mas veio ligeiramente abaixo das previsões dos economistas. O indicador poderá traduzir-se num menor crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre.
Embora a OCDE tenha elevado ligeiramente sua previsão de crescimento global para 2023 para 2,7% em suas últimas perspectivas econômicas hoje, o grupo identificou potenciais obstáculos à recuperação futura, à medida que a inflação persiste e os aumentos das taxas de juros pesam.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,27%, 33.665,02 pontos
Nasdaq 100: -1,29%, 13.104,9 pontos
S&P 500: -0,38%, 4.267,52 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels