No começo deste ano, aproximadamente 24,5 milhões de trabalhadores iniciaram o recebimento do abono salarial PIS/Pasep 2024, que é referente ao ano-base de 2022. Os trabalhadores nascidos em janeiro foram os primeiros a ter acesso aos valores disponíveis, que podem chegar até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.412.
Qual o calendário do abono salarial?
Os pagamentos seguem um cronograma baseado no mês de nascimento dos trabalhadores e têm como responsável pelo depósito do PIS a Caixa Econômica Federal, enquanto o Banco do Brasil paga o Pasep para servidores públicos ou trabalhadores de empresas estatais.
No caso do PIS, os nascidos em janeiro e fevereiro já começaram a receber seus pagamentos a partir do dia 15 de fevereiro e 15 de março, respectivamente. Enquanto isso, os nascidos em março serão os próximos, com a liberação do recurso no dia 15 de abril. O calendário do PIS se estende até agosto.
- Nascidos em janeiro – 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro – 15 de março
- Nascidos em março – 15 de abril
- Nascidos em abril – 15 de abril
- Nascidos em maio – 15 de maio
- Nascidos em junho – 15 de maio
- Nascidos em julho – 17 de junho
- Nascidos em agosto – 17 de junho
- Nascidos em setembro – 15 de julho
- Nascidos em outubro – 15 de julho
- Nascidos em novembro – 15 de agosto
- Nascidos em dezembro – 15 de agosto
Quanto ao Pasep, o pagamento é feito conforme o final de inscrição do servidor, que recebe o benefício por meio do Banco do Brasil.
- Final de inscrição 0 – 15 de fevereiro
- Final de inscrição 1 – 15 de março
- Finais de inscrição 2 e 3 – 15 de abril
- Finais de inscrição 4 e 5 – 15 de maio
- Finais de inscrição 6 e 7 – 17 de junho
- Final de inscrição 8 – 15 de julho
- Final de inscrição 9 – 15 de agosto
Como receber o PIS/PASEP 2024
A Caixa fará o depósito do PIS na conta-corrente ou poupança de quem é cliente do banco, ou na conta digital para quem não é. Para quem já tem conta na Caixa, os créditos são realizados nas contas existentes e os valores podem ser movimentados com o cartão da conta, pelo internet banking ou pelo aplicativo do banco.
Para o caso do Pasep, os servidores públicos que têm direito precisam verificar se o depósito foi realizado em conta. Posteriormente, o beneficiário pode optar por realizar transferência (TED) para conta de mesma titularidade em outras instituições financeiras, nos terminais de autoatendimento do BB ou no portal www.bb.com.br/pasep, ou ainda efetuar o saque nos caixas das agências.
O que é preciso para ter direito ao PIS/Pasep
Para ter direito ao PIS/Pasep, é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base, ter recebido até dois salários mínimos, estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e a empresa deve ter informado os dados corretamente ao governo.
A consulta do valor disponível para saque pode ser realizada pelo aplicativo Caixa Trabalhador, pelo atendimento Caixa ao Cidadão (0800 726 0207) e no site do banco. A Caixa informa que não envia cartão nem informação sobre data de saque.