A primeira parcela do décimo terceiro salário para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi agendada pelo governo federal para ser paga em agosto de 2024. Este anúncio repercutiu diretamente no planejamento financeiro de muitos aposentados e pensionistas que dependem destes recursos.
Como funciona o pagamento do 13º do INSS?

Geralmente, o décimo terceiro salário do INSS é distribuído em duas parcelas. A primeira é liberada entre os meses de maio e junho, enquanto a segunda costuma ser disponibilizada entre junho e julho. O agendamento dos pagamentos é realizado de acordo com o valor do benefício e o último número deste.
No ano de 2023, o valor médio do 13º salário por beneficiário do INSS foi de R$ 2.980, apresentando um crescimento em comparação aos R$ 2.882 pagos em 2022.
Quem tem direito ao 13º do INSS?
Os principais beneficiários do INSS que têm direito a receber o décimo terceiro são os aposentados, pensionistas e outros assegurados. Contudo, é importante frisar que nem todos possuem esse direito, como por exemplo, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e da Renda Mensal Vitalícia.
Em 2023, foram assegurados ao décimo terceiro salário os segurados e dependentes da Previdência Social que receberam:
- Auxílio por incapacidade temporária;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão.
Como acompanhar o pagamento do 13º do INSS?
Para acompanhar o pagamento, os beneficiários do INSS podem ligar para o número 135 ou acessarem o site Meu INSS. Nesses meios, eles podem verificar todas as informações referentes aos pagamentos e eventuais pendências de maneira simples e direta.
Como em todos os anos, é fundamental que todos os beneficiários estejam atentos às datas e instruções para o recebimento da primeira e segunda parcela do décimo terceiro.