Confira quais dados serão requisitados durante a atualização do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). Por ser a base de dados para aprovação e acompanhamento de beneficiados em programas sociais a nível nacional, algumas mudanças podem afetar diretamente a vida dos cadastrados.
Qual é o motivo da atualização do CadÚnico?
A revisão e averiguação cadastral do CadÚnico é um procedimento regular do governo para confirmar as informações prestadas pelos beneficiados dos programas sociais. Atualizações são necessárias quando mudanças significativas ocorrem na estrutura familiar ou econômica dos cadastrados.
A convocação para atualização do cadastro pode ser feita de três formas: passados dois anos sem atualização, mesmo que nada tenha mudado; por convocação do governo, que geralmente ocorre através de aplicativos como o Meu CadÚnico e Caixa Tem, SMS ou extrato bancário; e atualizações voluntárias feitas pelo titular do cadastro.
Quais informações atualizar no CadÚnico?
Quando convocado a atualizar o cadastro, é recomendável saber quais informações serão requisitadas. As convocações geralmente informam quais dados devem ser verificados, sejam eles referentes à renda da família, frequência escolar das crianças, entre outras.
Seguem alguns dos fatores que o governo deseja saber na atualização do CadÚnico:
- Composição familiar (quem são os membros, quais suas idades);
- Local de moradia;
- Renda familiar;
- Gastos mensais;
- Fonte de renda;
- Frequência escolar das crianças e jovens da família;
- Acompanhamento do pré-natal, se houver gestantes na família;
- Realização de perícia médica recente, no caso de pessoas com deficiência recebedoras do BPC.
Documentos necessários para atualização do CadÚnico
Para realizar a atualização, é necessário levar alguns documentos ao CRAS, preferencialmente o mesmo onde foi realizada a primeira inscrição.
Alguns dos documentos solicitados são:
- Documento com foto do titular e de todos os membros da família;
- Comprovante de endereço;
- Carteira de Trabalho;
- Informe de rendimentos, se houver (holerite, recibo, termo de pensão, extrato bancário);
- Comprovante de frequência escolar;
- Carteirinha de vacinação das crianças, se houverem;
- Carteirinha de pré-natal, se houver gestantes na família.
Edgard Silva, especialista em benefícios sociais, ressalta a importância de manter os dados atualizados: “A atualização do cadastro é crucial para manter a situação regulamentada e evitar problemas com os benefícios recebidos. É importante que os beneficiados tenham ciência de que qualquer mudança significativa na estrutura familiar ou econômica deve ser imediatamente registrada para evitar futuros transtornos”. Segundo Silva, falhas e omissões na hora de realizar a atualização podem acarretar a interrupção do auxílio ou mesmo a sua exclusão, por isso é fundamental estar atento ao prazo e convocações para realizar essas atualizações.