O Índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços do Reino Unido caiu para 55,2 pontos em maio, de 55,9 pontos em abril, de acordo com dados revisados divulgados pelo S&P Global/CIPS. A previsão do mercado era de 55,9 pontos.
Leituras acima de 50 pontos indicam crescimento das atividades, enquanto os valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 54 pontos em maio, de 54,9 pontos em abril.
“As empresas do setor de serviços têm experimentado um forte crescimento até agora no segundo trimestre de 2023, impulsionado por uma demanda resiliente por serviços de consumo e tecnologia, combinada com um impulso pós-pandemia à medida que os domicílios mudaram seus gastos de bens para serviços. Vendas de exportação em alta também foram relatadas em maio, refletindo o aumento no número de visitantes internacionais e uma melhora na demanda por serviços empresariais de clientes sediados nos EUA e na Europa”, diz o diretor econômico do S&P Global, Tim Moore.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: Divulgação