O Índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro caiu para 55,1 pontos em maio, de 56,2 pontos em abril, de acordo com dados revisados divulgados pelo Hamburg Commercial Bank (HCOB) e pelo instituto de pesquisas S&P Global. A previsão do mercado era de 56,2 pontos.
Leituras acima de 50 pontos indicam crescimento das atividades, enquanto os valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 55,1 pontos em maio, de 56,2 pontos em abril.
“Na zona do euro, a atividade no setor de serviços cresceu em um ritmo ligeiramente mais lento em maio do que no mês anterior, de acordo com a pesquisa HCOB PMI. A Alemanha é um pouco uma exceção nesse aspecto, já que o crescimento acelerou lá, mas desacelerou nos outros três principais países da zona do euro”, diz o economista-chefe do HCOB, dr. Cyrus de la Rubia.
“O setor de serviços está sendo sustentado pelo forte mercado de trabalho, pelos salários em alta e por um setor de turismo que está florescendo na Europa. Este último é confirmado pelo PMI de Novos Negócios de Exportação, que inclui a demanda relacionada ao turismo e permanece próximo ao pico de sua série em maio”, completa.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: Piqsels