O Índice Sentix sobre a confiança do investidor na zona do euro caiu para -17 pontos em junho, depois dos -13,1 pontos observados em maio. A pesquisa foi conduzida entre os dias 1 a 3 de junho e foram ouvidos 1.197 investidores.
O estudo mostrou que a medida das atuais condições econômicas caiu de -7 pontos em maio para -15,8 pontos em junho. Já a medida das expectativas subiu de -19 pontos para -18,3 na mesma base de comparação.
“A economia da eurozona continua a enviar sinais fracos no início de junho. O Índice econômico geral do sentix para a eurozona caiu novamente 3,9 pontos, chegando a -17 pontos. O declínio evidente na avaliação da situação econômica é particularmente preocupante. O Índice correspondente caiu para -15,8 pontos (de -7). Isso levanta a questão se a recessão já começou na Eurozona. Uma pergunta que já foi respondida para a Alemanha. Uma análise dos dados do Sentix da maior economia mostra claramente que a causa do infortúnio na eurozona está provavelmente ligada à fraqueza da economia alemã. Pouco ajuda o fato de que as expectativas melhoraram ligeiramente, já que elas continuam negativas em -18,3 pontos. Isso certamente ainda não é uma inversão de tendência”, diz o Sentix.