Os benefícios da previdência social são um direito de todos os trabalhadores que contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em meio a diversas mudanças recentes efetuadas pela Reforma da Previdência, os segurados possuem agora seis tipos diferentes de aposentadoria INSS à disposição. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre cada uma, preparamos este artigo detalhado. Vamos lá?
1. Aposentadoria por Idade
Com a implementação da Reforma da Previdência, a chamada “Idade Progressiva” tornou-se um critério-chave para conseguir a Aposentadoria por Idade. Através das novas regras, além do tempo de contribuição mínimo (30 anos para mulheres e 35 para homens), o segurado também precisa cumprir uma idade mínima, que segue aumentando aos poucos – seis meses a cada ano, de acordo com a tabela apresentada no início do texto.
2. Aposentadoria por Tempo de Contribuição
Já a aposentadoria por tempo de contribuição exige que homens contribuam por um mínimo de 35 anos e mulheres por um total de 30. Além disso, existe uma pontuação mínima, decidida através da somatória da idade do segurado com o período de contribuição.
3. Aposentadoria Especial
Os trabalhadores que têm seu ofício realizado em condições que prejudicam a saúde de alguma forma, como por exposição a agentes nocivos, podem ter acesso à Aposentadoria Especial. O período de contribuição exigido nesta modalidade varia de acordo com os anos de exposição aos agentes agressores.
4. Aposentadoria por Idade Rural
Os trabalhadores rurais, por sua vez, têm direito à aposentadoria por idade rural. Para ter direito, precisam comprovar no mínimo 180 meses de atividade rural, além de 60 anos de idade para os homens e 55 para as mulheres.
5. Aposentadoria dos Professores
A categoria dos professores conta com um tipo específico de aposentadoria que, a partir deste ano, passou por uma significativa mudança no cálculo dos pontos necessários para a obtenção do benefit.
6. Aposentadoria por Invalidez
Atualmente conhecida como ‘benefício por incapacidade permanente’, esta modalidade de aposentadoria requer um mínimo de 12 meses de contribuição, além de precisar de comprovação de que o segurado é incapaz de continuar sua trajetória laboral.
Importante lembrar que todos as modalidades possuem critérios específicos a serem cumpridos. Portanto, entender cada opção e estar ciente de como as mudanças recentes podem influenciar no seu acesso a cada uma delas é essencial.
As aposentadorias INSS são direitos de todos que contribuíram durante sua vida laboral. Não deixe de pesquisar e esclarecer quaisquer dúvidas para garantir seu benefício com tranquilidade e segurança.