O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai realizar mutirões de atendimento durante o mês de março para acelerar os processos de solicitação do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Ao todo, 360 vagas serão disponibilizadas em agências da Previdência Social localizadas nas zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro.
Entenda os critérios para o BPC/Loas

O Benefício de Prestação Continuada é um programa voltado para pessoas com deficiência ou idosos que possuam renda familiar que não ultrapasse o valor de R$ 353 reais por pessoa. A verificação dessa renda é feita através do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS. Vale ressaltar que para solicitar o benefício não é preciso ter feito contribuições ao INSS. O valor recebido é de um salário-mínimo, hoje em R$ 1.412.
Como participar do mutirão
Para participar do mutirão, é necessário agendar o atendimento através do portal ou do aplicativo Meu INSS, ou ainda pela central telefônica 135. Os mutirões fazem parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).
Confira as datas dos mutirões
O primeiro mutirão ocorreu no dia 9 de março, onde 151 atendimentos foram realizados na agência da Avenida Brasil, Zona Norte do Rio. Outro mutirão está agendado para o dia 16, na unidade da Praça da Bandeira, e mais um no dia 23, em Campo Grande, na Zona Oeste, ambos com 180 vagas disponíveis.
BPC para idosos acima de 65 anos
Para os idosos acima de 65 anos, existe uma avaliação administrativa para verificar a renda familiar. Essa avaliação determina se eles atendem os critérios para o BPC. Assim, não é necessário passar pela avaliação dos assistentes sociais ou por perícia médica.
Essa é uma excelente oportunidade para quem precisa do benefício e busca agilidade no processo de solicitação, por isso, não deixe de agendar o seu atendimento e garantir a sua participação.
Contribua com nosso trabalho
Caso queira contribuir para que nosso trabalho continue, basta fazer uma contribuição. Contamos com a sua ajuda!