No dia 22 de março, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve disponibilizar o cronograma para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) de março de 2024. A expectativa é que aproximadamente 5,6 milhões de brasileiros tenham acesso a esse benefício, cujo pagamento deve ser concluído até o dia 5 de abril.
Critérios para ter acesso ao BPC/Loas
Para se qualificar para o BPC/Loas, você deve ser idoso com 65 anos ou mais ou ser uma pessoa com deficiência de qualquer idade. Além disso, é necessário possuir impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo. A quantia do benefício atualmente é de um salário mínimo, que corresponde a R$ 1.412. A renda per capita da família não pode superar 1/4 do salário mínimo – ou seja, até R$ 330 por pessoa.
Cronograma do BPC/Loas de março de 2024
As datas de pagamento do BPC seguem as do INSS para aqueles que recebem o mínimo previdenciário, liberando os valores de acordo com o dígito final do benefício. Veja a programação do mês de março a seguir:
- Final 1: 22 de março
- Final 2: 25 de março
- Final 3: 26 de março
- Final 4: 27 de março
- Final 5: 28 de março
- Final 6: 01 de abril
- Final 7: 02 de abril
- Final 8: 03 de abril
- Final 9: 04 de abril
- Final 0: 05 de abril
Os beneficiários do BPC/Loas têm direito a 13º salário?
Embora o governo de Lula tenha antecipado o 13º salário para os aposentados do INSS, essa regra não se aplica aos beneficiários do BPC/Loas. Tratando-se de um benefício social, e não de Previdência, esses beneficiários não têm direito a receber o 13º do INSS.
Como fazer a Consulta do BPC pela internet?
O pedido do BPC pode ser feito tanto pessoalmente nas Agências de Previdência Social (APS) quanto online, por meio do site ou aplicativo “Meu INSS” ou da central de atendimento através do número 135. No aplicativo Meu INSS, disponível em https://meu.inss.gov.br/, também é possível verificar o extrato de pagamento do BPC, agendar e remarcar perícias, solicitar empréstimo consignado, entre outros serviços.