O Brasil está em um caminho promissor para se tornar a “Suíça da América Latina” devido ao seu impressionante superávit comercial e à estabilidade externa que está conquistando, segundo análise feita por Robin Brooks, presidente do Instituto de Finanças Internacionais (IIF).
- Sabia que o Monitor do Mercado manda notícias e recomendações de investimento primeiro para alguns grupos de WhatsApp? É o serviço chamado Real Time. E você pode fazer parte desse time, que fica à frente do mercado financeiro. Clique aqui e garanta seu acesso.
Brooks, ex-estrategista de câmbio do Goldman Sachs, compartilhou suas observações nas redes sociais, enfatizando a posição única do Brasil na região. Ele ressaltou que o país tem apresentado um enorme superávit comercial, diferenciando-se de outras nações latino-americanas, como Argentina, Chile e México.
“Está surgindo um enorme superávit comercial, diferente de qualquer outro país da região. Isso vai dar ao Brasil estabilidade externa e uma moeda forte”, afirmou Brooks em seu perfil no Twitter. Ele acompanhou sua análise com um gráfico que mostrava o superávit comercial dos países da América Latina entre os anos de 2000 a 2023, destacando o Brasil como líder nesse aspecto.
A perspectiva otimista do economista vai além do superávit comercial. Brooks acredita que o Brasil se tornará a “âncora da região”, ou seja, um país que desempenhará um papel fundamental na estabilidade econômica e financeira da América Latina.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA