Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta segunda-feira (29) em queda, com várias bolsas europeias e dos Estados Unidos fechadas devido a feriados. Enquanto isso, os investidores seguem reagindo ao acordo entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o líder da Câmara, o republicano Kevin McCarthy, para aumentar o teto da dívida do país.
O acordo, anunciado no último sábado (27), visa aumentar o teto da dívida do governo federal dos Estados Unidos, que atualmente está em US$ 31,4 trilhões. O objetivo é evitar que a maior economia global deixe de pagar suas obrigações financeiras.
No entanto, os líderes políticos ainda precisam reunir apoio bipartidário suficiente para aprovar o projeto de lei do teto da dívida no Congresso antes do prazo de 5 de junho, a fim de evitar as consequências negativas de um possível calote.
“Após semanas de incerteza, a crise do teto da dívida americana parece ter passado. Os EUA nunca deram calote em sua dívida, então pode-se argumentar que a crise foi fabricada por legisladores que pretendiam jogar um jogo arriscado de alto risco. A incerteza abalou os mercados, pois o sentimento de risco caiu e os rendimentos dos EUA e o dólar americano subiram”, diz o analista de mercado da Oanda, Kenny Fisher.
Embora o acordo tenha gerado otimismo nos mercados, espera-se que ele forneça apenas um alívio de curto prazo, uma vez que as preocupações persistem em relação à inflação e a possíveis aumentos futuros nas taxas de juros. Dados econômicos recentes complicaram o cenário para os bancos centrais, incluindo o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE).
Atualmente, a expectativa do mercado é que o Fed aumente as taxas de juros em 0,25 ponto percentual (pp) no próximo mês e as mantenha estáveis pelo resto do ano. No entanto, essa expectativa agora é acompanhada de um maior grau de incerteza dada a persistência da inflação.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): fechado devido a um feriado
DAX-30 (Frankfurt): -0,20%, 15.952,73 pontos
CAC-40 (Paris): -0,21%, 7.303,81 pontos
FTSE MIB (Milão): -0,36%, 26.617,4 pontos
IBEX-35 (Madri): -0,12%, 9.180,10 pontos
SMI-20 (Zurique): fechado devido a um feriado
PSI-20 (Lisboa): -0,01%, 5.870,83 pontos