Segundo a Pesquisa Especial de Crédito da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o saldo total da carteira de crédito deve registrar um aumento de 0,5% em fevereiro. Esse crescimento será liderado pelo crédito às famílias (+0,6%), com destaque para linhas como crédito pessoal e de veículos, além da retomada de linhas rotativas, que é comum no início do ano.
Expansão anual da carteira de crédito em ascensão
No ano, o ritmo de expansão anual da carteira está previsto para 8,1%, em comparação aos 7,6% anteriores. Esse avanço é impulsionado pela base de comparação fraca de fevereiro de 2023, quando o crédito livre às empresas registrou queda de 1,1% devido aos eventos envolvendo Americanas/Light.
Dados e projeções
Os dados são baseados em informações consolidadas dos principais bancos do país, representando uma porcentagem significativa do saldo total do Sistema Financeiro Nacional. A pesquisa da Febraban serve como uma prévia dos dados oficiais, a serem divulgados pelo Banco Central.
Comportamento do crédito pessoa física e pessoa jurídica
Para a carteira de Pessoa Física, os recursos livres devem apresentar uma modesta alta de 0,2%, enquanto o crédito pessoal e para aquisição de veículos tendem a registrar números positivos. Já a carteira direcionada deve crescer 1,0% em fevereiro.
Concessões de crédito
As concessões de crédito devem retrair 4,3% em fevereiro, mas ajustadas pelo número de dias úteis, indicam um aumento de 5,2% na margem. Destaca-se um forte desempenho nas operações com recursos livres e direcionados, principalmente para empresas.