Durante sua participação no evento CERAWeek by S&P Global, em Houston, nos Estados Unidos, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou a necessidade de comprometimento dos países na transição energética global. Ele ressaltou a importância da liderança brasileira na próxima Conferência das Partes (COP 30) para mobilizar o mundo em torno desses compromissos.
Compromisso global para transição energética
Silveira destacou que a transição energética é fundamental para atingir metas e compromissos internacionais. Ele salientou que o comprometimento global é essencial para acelerar esse processo, considerando a ausência de barreiras na emissão de carbono e a interligação dos ecossistemas globais.
Desafios financeiros
O ministro alertou para a necessidade de cumprir os acordos firmados em conferências anteriores, ressaltando a importância do financiamento para a transição energética. Segundo projeções do Fórum Econômico Mundial, seriam necessários entre US$ 2,2 e US$ 2,8 trilhões anuais até 2030 para esse fim, excluindo a China.
Papel do Brasil
Silveira enfatizou o objetivo do Brasil no G20 e na COP 30 de promover um debate objetivo sobre a valoração internacional das matrizes energéticas. Ele destacou a importância de abordar a descarbonização nos setores de transporte, mobilidade e eletricidade, aproveitando as oportunidades para além da sustentabilidade, visando a economia verde.