A Bolsa fecha em alta pelo segundo dia seguido com a valorização das commodities e do setor de varejo em meio a um exterior positivo com a expectativa do fechamento de um acordo sobre o teto da dívida dos Estados Unidos. O Ibovespa encerrou a quinta semana em alta de 0,14%.
- Tem um grupo seleto de leitores do Monitor do Mercado que recebe informações, recomendações e análises de investimento diretamente no WhatsApp. É muito mais do que está disponível no site e, melhor, em tempo real. Quer entrar para a turma? Clique aqui.
A Vale (VALE3) teve um dia positivo favorecida pela alta forte do minério de ferro, avançou 2,28%. As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) também subiram 1,65% e 1,32% com a valorização do petróleo no mercado internacional. Já o setor varejista e de consumo foi beneficiado pela queda na curva de juros.
O principal índice da B3 subiu 0,77%, aos 110.905,51 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em junho registrou alta de 0,96%, aos 111.720 pontos. O giro financeiro foi de R$ 21,8 bilhões. Em Nova York, as bolsas fecharam no positivo.
Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomus, disse que o Ibovespa operou no positivo sem novidades no cenário doméstico. “A Bolsa se sustentou no avanço das commodities e na melhora do humor externo, com alta que zerou as perdas acumuladas nos primeiros pregões da semana”.
Felipe Leão, especialista da Valor Investimentos, afirmou que o Ibovespa é puxado pelas “commodities e varejo e consumo, que reflete o fechamento da curva de juros, a possibilidade da chegada de um acordo do teto de gastos dos EUA também anima os investidores”. Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, disse a Bolsa subiu forte puxada pelas commodities e à princípio ignorou a inflação nos Estados Unidos, mas passou a assimilar os dados.
“Vale e Petrobras, pesos pesados, vinham caminhando bem e siderúrgicas também com a alta do minério e petróleo, mas finalmente a ficha caiu e os investidores começaram a absorver um PCE mais elevado, o que significa mais juros e consequentemente mais aperto monetário”.
Segundo um analista de uma grande gestora de investimentos, a Bolsa segue o otimismo da véspera com a expectativa “de redução de juros por aqui e hoje o minério de ferro subiu mais de 4% em Cingapura favorecendo a Vale e as ações ligadas a commodity; a mineradora vem sofrendo recentemente. Em Londres os pares também sobem”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2023 – Grupo CMA