A partir de sexta-feira, dia 22, aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham até um salário mínimo começarão a receber seus pagamentos referentes ao mês de março. Esta fase de pagamentos prioriza inicialmente aqueles cujos cartões de pagamento terminam com o dígito 1.
Importante mencionar, para os beneficiários ansiosos pelo adiantamento da primeira parcela do 13º salário, que este está previsto apenas para os próximos pagamentos, que ocorrerão entre o final de abril e o início de maio.
Quem tem direito do INSS primeiro?
Os primeiros a receber são os beneficiários que possuem o cartão de pagamento com final 1. Este método de organização facilita o acesso ao benefício e evita congestionamentos no sistema.
Até quando vão os pagamentos?
O cronograma de pagamentos de março se estende até o dia 5 de abril, seguindo a sistemática do INSS que distribui os pagamentos ao longo dos primeiros e últimos cinco dias úteis do mês, dependendo do valor recebido pelo beneficiário.
Qual o calendário do INSS?
A distribuição dos pagamentos é feita de forma organizada para garantir que todos os beneficiários recebam seus devidos valores sem maiores complicações. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, o calendário é o seguinte:
- Final 1: 22 de março;
- Final 2: 25 de março;
- Final 3: 26 de março;
- Final 4: 27 de março;
- Final 5: 28 de março;
- Final 6: 1 de abril;
- Final 7: 2 de abril;
- Final 8: 3 de abril;
- Final 9: 4 de abril;
- Final 0: 5 de abril
Já para os segurados com benefícios acima do piso nacional, os pagamentos são programados para os cinco primeiros dias do mês seguinte, organizados em dois grupos por dia:
- Finais 1 e 6: 1 de abril;
- Finais 2 e 7: 2 de abril;
- Finais 3 e 8: 3 de abril;
- Finais 4 e 9: 4 de abril;
- Finais 5 e 0: 5 de abril
Este esquema de distribuição assegura que todos os beneficiários tenham acesso aos seus direitos de forma eficiente e ordenada.
Como consultar o extrato do INSS?
Para consultar o extrato do INSS, é possível acessar tanto pelo aplicativo do INSS quanto pelo site Meu INSS. Basta fazer login com a conta Gov.br, que é o login único para os serviços digitais do governo federal.
Lá, o segurado pode verificar informações como o extrato de pagamento de benefícios, os valores a serem recebidos no próximo calendário, as datas de pagamento, além de realizar agendamento ou remarcação de perícias e utilizar outros serviços relacionados aos benefícios da seguridade social.
13° do INSS adiantado, quais as datas?
Para os que contavam com o adiantamento da primeira parcela do 13º salário neste ciclo de pagamentos, lembrem-se: a previsão é que este adicional seja liberado na folha de pagamento subsequente, alcançando os beneficiários entre o final de abril e o início de maio.
Manter-se informado sobre as datas e detalhes do cronograma de pagamentos do INSS é crucial para um planejamento financeiro pessoal eficaz. Inicialmente, para março, os enfoques são claros, e a organização promete favorecer a uma conclusão de pagamentos sem contratempos para todos os envolvidos.