A B3 divulgou, na última sexta-feira (22), o Relatório Anual 2023, com os principais resultados e indicadores da companhia para dar transparência e prestar contas aos públicos de interesse da empresa.
Desempenho de metas
Além do desempenho de suas principais linhas de negócio, o relatório anual também atualiza o desempenho das metas de diversidade assumidas na operação do Sustainability-Linked Bond emitido pela B3 em setembro de 2021. O SLB é um título de dívida com taxa de juros atrelada a compromissos de sustentabilidade. Na emissão do bond, a bolsa do Brasil assumiu duas metas: criar, até 2024, um índice de mercado que meça o desempenho de empresas com bons indicadores de diversidade e atingir o percentual de 35% de mulheres em cargos de liderança na companhia até 2026.
Diversidade
A primeira meta foi cumprida com o lançamento, em agosto de 2023, do IDIVERSA. O indicador ajuda os investidores a reconhecerem as companhias listadas que se destacam em diversidade, além de induzir que haja maior representatividade de grupos sub-representados (gênero feminino, pessoas negras e indígenas) no mercado. Em relação ao percentual de mulheres em cargos de liderança, a B3 fechou o ano com 29,5%.
B3 em 10 minutos
Além do relatório tradicional, a companhia também divulgou o documento “B3 em 10 minutos”, com conteúdo resumido. Nesse material, o leitor encontra as principais informações do Relatório Anual de 2023 de forma direta, simples e ideal para pessoas físicas interessadas na estratégia de negócio ou que desejem uma visão geral sobre o que a B3 faz.
ISE B3
Entre os destaques do relatório estão o novo recorde de participações no Indice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), com 96 companhias elegíveis; a realização de 38 leilões, viabilizando investimentos de cerca de R$ 85 bilhões; a parceria com a ACX para plataforma de créditos de carbono; o registro de 36 milhões de CBIOs; o desenvolvimento da plataforma do programa Desenrola Brasil; e a aprovação pela CVM do Anexo ASG, que estimula a diversidade na liderança das empresas.
Emerson Lopes / Agência CMA
Imagem: Divulgação