O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) Industrial de março caiu a 53,6 pontos ante 54,1 pontos registrados em fevereiro.
Apesar dessa queda, o resultado permanece acima da marca de 50 pontos pelo terceiro mês consecutivo, o que indica que o setor industrial continua a se expandir, mesmo que em um ritmo ligeiramente menor do que no mês anterior.
Essa expansão foi impulsionada por vários fatores positivos, como o acentuado aumento da produção industrial, o crescimento acelerado de novos negócios e o controle das taxas de inflação.
Segundo a diretora de Economia da S&P Global, Pollyanna de Lima, “o setor industrial do Brasil aproveitou o forte impulso obtido em fevereiro, com a maior melhoria na demanda em 32 meses, impulsionando o crescimento adicional da produção em março. O desempenho do setor observado no primeiro trimestre de 2024 foi consideravelmente melhor do que o registrado no quarto trimestre de 2023. De fato, a análise média do PMI foi a mais alta desde os três meses até setembro de 2021”.
“As notícias promissoras dos resultados do PMI de março se estenderam a várias medidas, já que os esforços das empresas para reconstruir os estoques e atender ao aumento do apetite dos clientes induziram a criação de empregos e outra rodada de crescimento na compra de insumos. As pressões sobre os custos permaneceram relativamente leves e a inflação de preços caiu para um mínimo de três meses, aumentando a probabilidade de outro corte na taxa básica de juros”, prosseguiu.
“Uma vulnerabilidade particular estava na demanda externa, com os fabricantes brasileiros novamente lutando para garantir novos pedidos do exterior. Os participantes da pesquisa mencionaram a Ásia, a Europa e a América Latina como as principais fontes de fragilidade da demanda”, concluiu Lima.
O que é o PMI?
O Índice dos Gerentes de Compras (PMI) é uma medida econômica amplamente utilizada para avaliar a saúde do setor industrial de um país. Ele é calculado com base em pesquisas realizadas com gerentes de compras de várias empresas, onde eles são questionados sobre vários aspectos de suas operações, como produção, novos pedidos, emprego e preços.
Um PMI acima de 50 indica expansão no setor industrial, enquanto um PMI abaixo de 50 sugere contração. Portanto, quanto maior o valor do PMI, maior é a expansão econômica no setor industrial.