As bolsas de Nova York fecharam de forma mista nesta sessão, com investidores atentos aos sinais do Federal Reserve (Fed) e aos dados econômicos recentes. Além disso, os juros dos títulos dos Treasuries subiram e impactaram as bolsas.
Resultado dos índices:
- Dow Jones cai 0,61% (39.565,79 pontos);
- S&P 500 recua 0,20% (5.243,72 pontos);
- Nasdaq sobe 0,11% (16.396,83 pontos).
PCE e posicionamento do Fed
Os investidores analisaram diversos fatores desde a última sexta-feira, incluindo dados de indústria e inflação. O índice de preços de gastos com consumo (PCE) aumentou 2,5% em fevereiro, enquanto o presidente do Fed, Jerome Powell, adotou uma postura cautelosa em relação aos cortes de juros.
Cautela do mercado em relação aos cortes de juros
Dados divulgados hoje mostraram que o setor industrial dos Estados Unidos está em sua posição mais forte desde 2022, levantando questões sobre se a economia está acelerando e seu impacto no caminho do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em relação às taxas de juros.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor manufatureiro do ISM indicou que o setor manufatureiro entrou em expansão pela primeira vez desde setembro de 2022. Enquanto isso, um indicador da S&P Global mostrou que a produção atingiu o nível mais alto em 22 meses no mês passado, à medida que a economia dos Estados Unidos continua impressionando.
O PMI manufatureiro do ISM registrou uma leitura de 50,3 em março, acima da leitura de fevereiro de 47,8 e mais alta do que os 48,3 esperados pelos economistas, de acordo com dados da Bloomberg.
Cenário corporativo
A cautela se refletiu no desempenho das ações. A Tesla teve uma queda de 0,32% após aumentar os preços de alguns modelos de veículos elétricos, enquanto a AT&T recuou 0,40% devido a relatos de vazamento de dados. A Trump Media teve uma queda significativa de 21,40% após divulgar prejuízo bilionário em 2023.
Por outro lado, empresas como Micron Technology, AMD e Qualcomm registraram ganhos após previsões otimistas de demanda e desempenho de produtos. A 3M também apresentou valorização de 6,02% devido a um acordo judicial.