A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reafirmou o compromisso da autoridade monetária em manter os juros em níveis restritivos “pelo tempo necessário” para garantir a retomada da estabilidade de preços. Em um artigo publicado nesta terça-feira no jornal The Irish Times, Lagarde destacou que a inflação na zona do euro está em níveis muito altos e deverá permanecer assim “por um longo período”.
- Tem um grupo seleto de leitores do Monitor do Mercado que recebe informações, recomendações e análises de investimento diretamente no WhatsApp. É muito mais do que está disponível no site e, melhor, em tempo real. Quer entrar para a turma? Clique aqui.
A economista ressaltou que a alta inflação tem um impacto negativo no poder de compra e afeta tanto pessoas quanto empresas na região. Especial atenção foi dada aos que estão em situação de vulnerabilidade. “Isso corrói o valor do dinheiro, reduzindo o poder de compra e prejudicando pessoas e empresas em toda a zona euro – especialmente os membros mais vulneráveis da nossa nsociedade”, enfatizou a presidente do BCE.
Além disso, a dirigente reforçou o compromisso da instituição em retornar a inflação à meta de 2%. Através de políticas monetárias restritivas, o BCE busca controlar a inflação e garantir a estabilidade de preços na região.
No artigo, Lagarde também mencionou o compromisso dos supervisores bancários em garantir que os bancos na região permaneçam bem capitalizados. Ela destacou que, “em um mundo de incertezas, o BCE tem sido e continuará sendo uma âncora confiável de estabilidade”.
A presidente do BCE reafirmou ainda a determinação da instituição em lidar com a alta inflação e seus efeitos negativos na economia da zona do euro.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: ECB
Copyright 2023 – Grupo CMA