O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês), que mostra o nível de atividade empresarial, do setor de serviços atingiu o resultado mais alto em 20 meses. O índice chegou a 54,8 pontos em março, ante 54,6 pontos em fevereiro.
Pollyanna de Lima, diretora Associada Econômica da S&P Global Market Intelligence, disse, em relatório, que “a atividade econômica agregada do setor privado aumentou à taxa mais acelerada em 20 meses. Isso resultou no melhor desempenho trimestral já registrado desde os três meses até junho de 2022”.
Segundo ela, os provedores de serviços relataram uma melhoria na disposição dos clientes para gastar em relação aos últimos meses, que não só ajudou as vendas atuais, como também fomentou a criação de empregos e aumentou a confiança nas perspectivas econômicas.
Mas Lima ressalta que a recuperação recente da demanda se deu às custas de um aumento nas pressões inflacionárias. “É provável que os consumidores notem aumentos mais pronunciados nos preços cobrados pela prestação de serviços nos próximos meses”, previu.
PMI Composto
O PMI composto — sobre a atividade do setor privado — do Brasil ficou estável em março ante fevereiro, em 55,1 pontos. E, assim como no setor de serviços, o índice também alcançou o nível mais elevado em 20 meses.
Goldman Sachs
O Goldman Sachs, um dos maiores bancos de investimento do mundo, disse que até mesmo o PMI Industrial, que caiu a 53,6 pontos em março, ainda é positivo, se mantendo em um patamar expansionista. Para o banco, o PMI de Serviços teve um “aumento notável no componente de emprego, apontando para uma atividade mais firme no início do ano”.
“O PMI Composto permaneceu inalterado em 55,1 pontos. As pressões sobre os preços dos fatores de produção aceleraram em março (na indústria transformadora e, em particular, nos serviços), mas as pressões sobre os preços dos produtos diminuíram (tanto na indústria transformadora como nos serviços)”, concluiu o Goldman Sachs.
O que é PMI de serviços?
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor de serviços é uma medida estatística que avalia a atividade do setor de serviços de uma economia.
Para calcular o PMI, são feitas pesquisas com gerentes de compras de empresas que prestam serviços, como empresas de consultoria, transporte, telecomunicações, entre outras. Esses gerentes são questionados sobre vários aspectos de suas operações, como volume de novos pedidos, emprego, preços e expectativas futuras
Assim como o PMI do setor industrial, o PMI de serviços é calculado em uma escala que varia de 0 a 100. Quando o índice está acima de 50, indica expansão, sinalizando um aumento na atividade econômica. Por outro lado, quando o índice está abaixo de 50, sugere contração, indicando uma desaceleração na atividade econômica.