O índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços dos Estados Unidos caiu para 51,4 em março, de acordo com dados do Instituto para Gestão da Oferta (ISM). Em fevereiro, o índice havia registrado 52,6 pontos.
O resultado, divulgado hoje (3), ficou abaixo das expectativas dos analistas consultados pela FactSet. Eles previam uma queda mais branda, com o índice se mantendo em torno de 52,5.
O que é PMI de serviços?
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor de serviços é uma medida estatística que avalia a atividade do setor de serviços de uma economia.
Para calcular o PMI, são feitas pesquisas com gerentes de compras de empresas que prestam serviços, como empresas de consultoria, transporte, telecomunicações, entre outras. Esses gerentes são questionados sobre vários aspectos de suas operações, como volume de novos pedidos, emprego, preços e expectativas futuras
Assim como o PMI do setor industrial, o PMI de serviços é calculado em uma escala que varia de 0 a 100. Quando o índice está acima de 50, indica expansão, sinalizando um aumento na atividade econômica. Por outro lado, quando o índice está abaixo de 50, sugere contração, indicando uma desaceleração na atividade econômica.