Em mais uma reviravolta, as ações da Petrobras (#PETR3; PETR4) voltaram a subir neste início de tarde com a notícia de que os ministros de Lula haviam selam acordo pelo pagamento de dividendos extras da Petrobras. As ações tinham revertido seus ganhos da manhã após notícias de queMercadante estava sendo cotado para a presidênciada companhia, mas já sobem mais de 1%, às 13h.
Segundo a coluna deMalu Gaspar / O Globo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro de Minas e Energia, Alexandra Silveira, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, decidiram a favor da distribuição de 100% dos cerca de 43,9 bilhões de reais que haviam sido retidos pelo Conselho de Administração da estatal.
Em março, quando a Petrobras anunciou que não iria distribuir os dividendos extraordinários, diversas casas de análise rebaixaram a recomendação ou o preço-alvo para a ação da companhia.
Na época, as instituições também ressaltaram o aumento do risco político na petroleira.
Mercadante é cotado para a Petrobras
Segundo a GloboNews, Aloízio Mercadante, atual presidente do BNDES, é cotado novamente para ocupar a vaga de Prates. Por ser um nome histórico do PT e nada alinhado ao mercado, a informação deve causar revés nos papéis da petroleira, a confirmar se é apenas ruído ou realidade.
Em recente entrevista, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, deixou claro queas divergências entre governo e a direção da petroleira estão aumentando.