A Bolsa fechou em queda com pressão de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3 PETR4), ações que têm peso importante no índice, e com os investidores atentos ao arcabouço fiscal que deve ser votado esta semana no plenário da Câmara e as negociações sobre o teto da dívida dos Estados Unidos no radar.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
Mas na maior parte do pregão desta segunda-feira, o Ibovespa operou de lado.
Em contrapartida, os papéis do setor de companhia aéreas, consumo e educação encerram em alta. As ações da Azul (AZUL4) subiram 9,37% com a elevação do preço-alvo por parte do Bank of America e com a expectativa de redução do preço do querosene com a nova política de preços da Petrobras. Os papéis da Cogna (COGN3) avançaram 7,22% acompanhando o setor. O destaque de alta ficou para as ações da Alpargatas com a notícia de que a MS Alpa Participações fez uma oferta pública pela aquisição de até 32 milhões de ações da empresa. Os papéis subiram 17,41%.
A Vale (VALE3) caiu 1,60%. Petrobras (PETR3 e PETR4) perdeu 1,50% e 1,15%. Magazine Luiza (MGLU3) aumentou 4,39%. Os bancos caíram em bloco.
O principal índice da B3 caiu 0,47%, aos 110.213,12 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em junho perdeu 0,46%, aos 110.905 pontos. Na máxima interdiária atingiu 111.643,30 pontos. O giro financeiro foi de R$ 20,8 bilhões. Em Nova York, os índices fecharam mistos. Lucas de Caumont, estrategista de investimentos da Matriz Capital, disse que o Ibovespa opera “em lateralidade junto com as bolsas globais com os investidores de olho no arcabouço fiscal e mantêm cautela”.
O estrategista de investimentos de Matriz Capital completou que após as altas das últimas semanas “podemos estar próximos de uma correção para essa e também na seguinte, mas vai depender de como irá se dar a votação do arcabouço fiscal e do apetite dos investidores”.
Guilherme Paulo, operador de renda variável da Manchester Investimentos, disse que o Ibovespa cai “com o setor de matérias básicos, ligados a commodities, e de utilidades- energia e saneamento; já consumo subindo; os investidores estão repercutindo as falas de Roberto Campo Neto em que disse que a mudança da meta da inflação vai ter um efeito contrário do esperado e os núcleos [da inflação] estão persistindo de forma desancorada; a luta contra a inflação deve persistir; hoje o Boletim Focus trouxe um ajuste prevendo inflação menor e crescimento do PIB maior, interessante para ancorar as expectativas”.
O operador de renda variável da Manchester Investimentos acrescentou que o marco fiscal e o teto da dívida dos Estados Unidos ficam no radar. “Vamos ver como vai evoluir o arcabouço, se haverá ajustes necessários e, em relação ao teto, vimos avanços e retrocessos nas conversas do executivo com o legislativo normalmente resolvem na última hora, o mercado não precificou o risco de calote”.
Ricardo Leite, head de renda variável da Diagrama Investimentos, disse que a melhora do mercado é atribuída à fala de Campos Neto na participação do evento da Folha. “Em algum momento, os bancos centrais vão ter de reduzir juros e o Brasil está bem melhor do que a média das maiores economias”.
Ubirajara Silva, gestor de renda variável, disse que o mercado deve ficar atentos às commodities. “O grande destaque é para as commodities metálicas-minério de ferro caindo próximo de 3%, cobre desvalorizando 1,5% e isso pode impactar na Vale. Em relação à Vale, também saiu uma notícia no Valor sobre a venda de uma fatia do segmento dos metais básicos e a empresa soltou um fato relevante dizendo que desconhece essa venda, e que não tem fundamento; a mineradora pode ter um dia ruim com a queda das commodities metálica. Devemos acompanhar a inflação essa semana e teto da dívida dos Estados Unidos; Por aqui, o Campos Neto [Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central] e Rodrigo Pacheco [presidente do Senado] participam de um seminário de pode ter algum impacto”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2023 – Grupo CMA