Os principais índices do mercado de ações europeu encerraram o pregão desta segunda-feira majoritariamente em queda, com os investidores aguardando atualizações a respeito das negociações sobre o teto da dívida dos Estados Unidos, enquanto observam os resultados das eleições parlamentares gregas.
Durante o fim de semana, as discussões em torno do limite da dívida norte-americana enfrentaram um novo impasse, devido a exigências consideradas “extremas” pela oposição
republicana, segundo a Casa Branca. Os traders estão agora aguardando uma reunião marcada para esta segunda-feira entre o presidente Joe Biden e o líder da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, para tratar do assunto.
No entanto, a proximidade do prazo iminente tem gerado preocupações nos mercados, com o receio crescente de que um calote do governo, já a partir de 1º de junho, possa levar os mercados globais à turbulência e a economia dos Estados Unidos à recessão.
“Estamos nos aproximando da data X do secretário do Tesouro, [Janet] Yellen, e isso deve começar a levar ao estresse do mercado. O caso base ainda é que um acordo de dívida seja alcançado, mas o risco de inadimplência ainda está sobre a mesa. Se os EUA deixassem de pagar sua dívida, veríamos uma queda imediata em direção ao território de mercado de baixa e um atraso de um mês nos pagamentos que causaria um grande impacto no PIB de cerca de meio ponto percentual”, alerta o analista sênior de mercado da Oanda, Ed Moya.
Enquanto isso, as ações da Grécia dispararam para o maior nível em oito anos, após a vitória do partido conservador governista, Nova Democracia, nas eleições de domingo (21). Agora, as negociações serão iniciadas para formar um governo, uma vez que o partido não conquistou a maioria parlamentar e o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, rejeitou a opção de buscar uma coalizão governamental.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +0,18%, 7.770,99 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -0,32%, 16.223,50 pontos
CAC-40 (Paris): -0,47%, 7.465,49 pontos
FTSE MIB (Milão): -0,76%, 27.310,7 pontos
IBEX-35 (Madri): +0,42%, 9.301,90 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,23%, 11.544,90 pontos
PSI-20 (Lisboa): -0,64%, 6.004,15 pontos