A presidente da unidade de São Francisco do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Mary Daly, disse hoje que ainda quer ver se a política monetária restritiva do banco central promovida desde o início do ano passado está afetando a economia dos Estados Unidos antes de decidir sobre os próximos passos do Fed.
Em entrevista num Simpósio do Banco Internacional da França, Daly disse que é prudente se abster de comentar a ação política do Fed, se recusando a dizer como o Comitê Geral do Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) deveria agir na reunião de junho.
“Quero ver se a política monetária restritiva está afetando a economia”, disse a presidente do Fed de São Francisco. Ainda há muitos indicadores antes da reunião do Fomc em junho, acrescentou ela afirmando que o Fed está muito dependendo desses dados no momento.
Ao ficar em campo neutro, ela se junta ao presidente do Fed de Minneapolis, Neil Kashkari, que hoje disse que era muito cedo para se comprometer, apesar de um tom mais hawkish.
Para Daly, o Fed precisa monitorar a desaceleração da economia, ao mesmo tempo que afirma que a inflação está muito bem ancorada.
“O Fomc decidir [a política de juros] reunião por reunião é um caminho muito mais prudente, defendeu ela.
A presidente da unidade de São Francisco do Fed não é membro votante do Fomc neste ano.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: Piqsels