Os principais índices de ações do mercado dos Estados Unidos fecharam a sessão em alta, à medida que os investidores continuam otimistas com as negociações entre o presidente Joe Biden e os líderes do Congresso para impedir um calote na dívida norte-americana.
- Tem um grupo seleto de leitores do Monitor do Mercado que recebe informações, recomendações e análises de investimento diretamente no WhatsApp. É muito mais do que está disponível no site e, melhor, em tempo real. Quer entrar para a turma? Clique aqui.
Após uma reunião entre Biden e os líderes do Congresso, o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, expressou otimismo em relação a um “processo melhor” para as negociações, afirmando que é “possível chegar a um acordo até o final da semana”. Diante disso, a Casa Branca informou que Biden cancelou uma segunda etapa de uma próxima viagem internacional para se concentrar nas negociações em andamento.
“Embora McCarthy tenha dito que um acordo é possível até o final desta semana, o cronograma pode ser até o final da próxima semana, antes do Memorial Day”, escreveu a equipe de inteligência de mercado do JPMorgan nos Estados Unidos em nota.
McCarthy disse à CNBC hoje que agora existe uma estrutura para encontrar uma maneira de chegar a uma conclusão. “Acho que no final do dia não temos um calote da dívida. Acho que finalmente conseguimos que o presidente concordasse em negociar, acrescentou o líder da Câmara dos Representantes. No início da tarde, Biden expressou otimismo em relação a um possível acordo, durante uma breve declaração na Casa Branca antes de partir para o Japão, onde participará da cúpula do G7. “Estou confiante de que obteremos o acordo de que precisamos sobre o orçamento, e os Estados Unidos não vão entrar em default”, afirmou o presidente. Ele ressaltou que um calote seria “catastrófico” tanto para a economia quanto para o povo norte-americano.
No mercado de ações, os papéis de bancos regionais se recuperaram no pregão de hoje, o que ajudou no otimismo do mercado, com o Western Alliance Bancorp detalhando o crescimento de depósitos. O ETF SPDR S&P Regional Bank saltou 7,3%, enquanto a Western Alliance subiu 10,2%.
A Target superou as expectativas de lucros de Wall Street, mas adotou um tom cauteloso sobre o consumo, se mostrando hesitante em relação aos gastos discricionários. A varejista guiou o lucro do segundo trimestre abaixo das estimativas dos analistas, diminuindo sua visão sobre a temporada de compras de volta às aulas. As ações da empresa subiram 2,5% no pregão.
“A Target é a mais recente varejista a levantar preocupações sobre os gastos do consumidor. As preocupações econômicas gerais e a inflação parecem estar pesando sobre o sentimento, e está aparecendo nos carrinhos de compras”, explicam analistas do Charles Schwab em nota.
Na mesma linha, as ações da Tesla avançaram 4,4% depois que a fabricante de veículos elétricos realizou sua reunião anual de acionistas após o pregão de ontem. No evento, o CEO Elon Musk disse que não tem planos de deixar o cargo e manteve seu assento no conselho por mais um mandato.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +1,24%, 33.420,77 pontos
Nasdaq 100: +1,28%, 12.500,6 pontos
S&P 500: +1,18%, 4.158,77 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA