Os principais índices de ações do mercado europeu encerraram o pregão desta quarta-feira (17) majoritariamente em queda, à medida que os investidores permaneceram atentos às negociações sobre o teto da dívida dos Estados Unidos, que poderia resultar em um possível default da maior economia mundial a partir de 1º de junho.
Na terça-feira (16), o presidente Joe Biden conduziu uma reunião com congressistas para dar continuidade às discussões sobre o limite da dívida do país. “Ainda há trabalho a fazer, mas deixei claro para o orador e outros que nos falaremos regularmente nos próximos dias e que as equipes continuarão se reunindo diariamente para garantir que não sejamos inadimplentes”, disse Biden a repórteres após o encontro.
“Após negociações ontem entre o presidente Biden, o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, e vários líderes do Congresso, ambos os lados pareciam mais esperançosos de que um acordo fosse alcançado, dizendo que os legisladores estavam no caminho para chegar a um acordo”, diz a analista sênior de mercado do City Index, Fiona Cincotta.
“Biden interromperá uma viagem planejada ao exterior para continuar com as negociações pessoalmente. McCarthy acrescentou que um acordo é possível até o final da semana”, completa.
No início do dia, a agência de estatísticas da União Europeia divulgou a leitura revisada do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de abril. O índice voltou a acelerar e subiu 7% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, ante alta de 6,9% em março. Apesar da alta, o resultado veio dentro das expectativas dos analistas.
Além disso, os traders também analisaram hoje os resultados dos ganhos adicionais, com Commerzbank, Siemens e JD Sports ajustando suas perspectivas para o próximo ano.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -0,36%, 7.723,23 pontos
DAX-30 (Frankfurt): +0,28%, 15.951,30 pontos
CAC-40 (Paris): -0,09%, 7.399,44 pontos
FTSE MIB (Milão): -0,01%, 27.196,5 pontos
IBEX-35 (Madri): +0,18%, 9.211,60 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,67%, 11.442,60 pontos
PSI-20 (Lisboa): -0,38%, 6.090,74 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: Piqsels