O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão subiu 0,4% no primeiro trimestre de 2023 em base trimestral, e subiu 1,6% em base anual, acordo com a primeira leitura preliminar publicada pelo gabinete do governo. A leitura veio acima da expectativa do mercado, que era de alta de 0,2% em base trimestral.
“O PIB surpreendeu positivamente no último trimestre, principalmente devido a desempenhos mais fortes do consumo privado e do investimento empresarial do que os dados preliminares haviam indicado. Isso sugere que há um impulso mais forte por trás da economia do que pensávamosuperação. No geral, a economia continuará a crescer, embora em um ritmo moderado”, diz Darren Tay, economista para o Japão da Capital Economics.
“A forte recuperação da atividade de serviços relacionada à reabertura da economia foi o principal motor do crescimento. O consumo privado aumentou 0,6% devido ao programa governamental de subsídios a viagens e à recuperação do turismo receptivo”, afirma Min Joo Kang, economista para a Coreia do Sul e Japão da ING.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Imagem: Unsplash