O índice de confiança dos analistas financeiros e investidores na economia da Alemanha caiu 14,8 pontos em maio ante o mês anterior, marcando -10,7 pontos, segundo dados do instituto de pesquisas Zentrum für Europaische Wirtschaftsforschung (Zew). A previsão dos analistas era de -5,5 pontos.
Isso significa que, pela primeira vez desde dezembro de 2022, o Indicador ZEW está de volta ao território negativo. A avaliação da situação econômica alemã também diminuiu e atualmente está em -34,8 pontos, 2,3 pontos abaixo do mês anterior.
“O indicador ZEW de Sentimento Econômico caiu mais uma vez acentuadamente. Os especialistas do mercado financeiro antecipam um agravamento da já desfavorável situação econômica nos próximos seis meses. Como resultado, a economia alemã pode entrar em recessão, ainda que branda. O declínio do indicador de sentimento deve-se em parte às expectativas de novas subidas das taxas de juros por parte do BCE. Além disso, a possível inadimplência dos Estados Unidos nas próximas semanas adiciona incerteza às perspectivas econômicas globais”, comenta o presidente do ZEW, professor Achim Wambach, sobre os resultados da pesquisa.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: Unsplash